sábado, 30 de dezembro de 2006

Iniciando no Aquarismo

Há alguns dias, fomos abordados por uma vizinha que decidiu oferecer, como prenda de Natal, um aquário ao seu filho. E, por ter sabido que já andamos nisto há algum (ainda pouco!) tempo, pediu-nos alguma ajuda. Pelo que percebí, já antes tiveram um Goldfish e um Betta Splendens em casa, mas em pequenos globos. Desta vez, trata-se de um aquário de 40L. Bem...as dúvidas, para quem não tem experiência nestas andanças são sempre muitas (pelo menos para quem tem, de facto, vontade de fazer as coisas o mais correctamente possível).


Esta abordagem fez-me pensar que, para cumprir com um dos principais objectivos deste blog – incentivar o Aquarismo -, devia imediatamente introduzir alguma informação para principiantes.

Para já, e porque muitos dos assuntos merecem ser aprofundados, vamos apenas apresentar algumas dicas:

Preparação do Aquário, Equipamento e Decoração
1. Inicie-se por um aquário de, pelo menos, 40 L. Muitos principiantes pensam que começar por um aquário de pouco volume é melhor e mais fácil, o que não é verdade. Por diversas razões, os aquários de médio e grande volume são melhores e mais fáceis de cuidar. Uma das principais razões é o facto destes serem mais estáveis em termos de temperatura e condições da água.

2. Certifique-se de que possui todo o equipamento básico para montar o seu aquário e garantir a recriação de um habitat o mais próximo possível do natural: um suporte capaz de aguentar com o peso do aquário (não se esqueça que 40 L de água equivalem ao mesmo em peso, mas ainda terá o peso da areia!!), o sistema de filtragem, um aquecedor, uma cobertura apropriada com iluminação. Após a instalação do aquário, vai ainda necessitar de alguns condicionadores de água, uma rede, kits de testagem da água, etc.

3. Passe o aquário por água, com uma esponja macia. Certifique-se que toda a água da lavagem é depois retirada. Atenção: nunca utilize produtos de limpeza como sabão, detergentes, etc. Por menor que seja a quantidade deste tipo de produto, pode revelar-se fatal para os peixes. Proponho, por isso, que compre alguns utensílios que servirão APENAS para o aquário: 1 balde grande, 1 balde pequeno, 1 bacia, 1 esponja, 1 ou 2 toalhas. De qualquer das formas, a maior parte das lojas de aquários oferece uma vasta gama de utensílios próprios.

4. Passe também por água as esponjas dos filtros e outros equipamentos que tenha adquirido.

5. Lave a areia, as pedras e quaiquer outros elementos decorativos que irá introduzir no aquário. Para lavar a areia, coloque-a numa bacia debaixo de água corrente, mexendo bem até que a água fique limpa. Os outros elementos decorativos deverão ser apenas passados por água, a não ser que não tenham sido adquiridos em casas especializadas. Nestes casos, o tratamento é bem diferente e não aconselho que se faça por enquanto.

Instalação do Aquário, Equipamento e Decoração
1. Monte o aquário pelo menos uma semana antes de adquirir os peixes, de modo a permitir que a água estabilize e a verificar se todo o equipamento está em condições.

2. Escolha a localização do aquário e coloque-o por cima do suporte. Atenção: Coloque sempre um pedaço de esferovite na base do aquário. Isso irá reduzir quaiquer hipóteses de desnivelamento.

3. Evite colocar o aquário num local demasiado exposto a iluminação natural, uma vez que isso irá provocar o crescimento excessivo de algas. Do mesmo modo, evite colocá-lo nu local onde a manutenção da temperatura (próximo de ar-condicionados, ventoinhas, geleiras, etc. Ainda, evite locais de passagem frequente (corredores, portas, etc.).

4. Assim que tiver o aquário posicionado no seu local “definitivo”, prepare todo o equipamento e elementos decorativos necessários. Se for utilizar um filtro biológico de fundo (FBF), é óbvio que terá que o colocar antes de qualquer tipo de cascalho. Mas se for utilizar outro tipo de sistema de filtragem (mecânica ou química), dependendo do tipo, escolha onde os irá colocar (o melhor é seguir o livro de instruções). O mesmo se aplica ao aquecedor; mas lembre-se que, para que funcione eficazmente, o filtro deverá ser colocado num local onde haja razoável corrente de água. A figura abaixo ilustra a forma como este equipamento pode ser disposto no aquário. Logicamente que a disposição irá variar conforme o tipo de equipamento escolhido.

5. Assim que tiver todo o equipamento montado, pode começar a decorar o seu aquário com os elementos decorativos devidamente lavados. Coloque o cascalho, as pedras, etc. com cuidado para evitar que caim uns em cima dos outros. Utilize a decoração para esconder o equipamento.

Introdução da água no aquário
1. Assim que terminar com a decoração, pode começar a introduzir a água. A forma mais simples de o fazer é, provavelmente, utilizando uma mangueira; mas, se preferir, pode colocá-la directamente, com muito cuidado para evitar a destruição da decoração: coloque um prato novo sobre o cascalho e deite a água para cima dele. Atenção que a água da torneira deverá ser tratada antes de introduzida no aquário, para retirar todo o cloro. Para isso, pode adquirir um Anti-Cloro e seguir as instruções, ou deixar “assentar” durante, pelo menos, 24 horas. Caso prefira deitar a àgua directamente, deverá aguardar umas 2 semanas antes de introduzir os peixes, para garantir que todo o cloro evapore.

2. Se for utilizar plantas vivas, o melhor é introduzí-las quando o aquário estiver com cerca de 2 ou 3 terços de água.

3. Assim que o aquário estiver cheio, ponha o sistema de filtragem a funcionar e ligue o aquecedor (regule-o para a temperatura desejada, que depende do tipo de peixe. Mas o ideal para peixes tropicais é entre 24 e 28 graus). Deixe-o funcionar durante alguns dias (cerca de uma semana), verificando o funcionamento do sistema. Irá aperceber-se que, ao início, a água estará meio turva, mas passados cerca de dois dias estará límpida.

A escolha e introdução dos peixes
1. Antes de se decidir pela compra de uma ou várias espécies para o seu aquário, procure conhecer um pouco mais sobre elas: exigências de temperatura, condições ideais de água, compatibilidades com outras espécies, etc. Quanto mais souber, melhor. Há peixes mais resistentes e mais fáceis de cuidar que outros.

2. Tomada a decisão, verifique se existe algum peixe morto ou com aspecto doente no aquário de onde será retirado. Isso pode ser sinal de que todos os outros estão também doentes. Verifique também se têm as barbatanas e as guelras em condições.

3. Tome cuidado com a quantidade de peixes que irá introduzir no seu aquário. Os peixes precisam de espaço suficiente para respirar e movimentar-se normalmente. Por outro lado, quanto mais peixes tiver o aquário, maior a quantidade de detritos que irão produzir e, claro, maior a quantidade de acções de tratamento e limpeza necessárias. Existem tabelas teóricas padronizadas, que nos dão uma indicação da quantidade de peixes que os diferentes tipos de aquário podem suportar, dependendo do seu volume e tipo de peixe. Mas deixemos isto para outra altura.

4. Quando estiver preparado para introduzir os peixes, coloque o saco plástico flutuando na aágua do aquário durante 10 minutos, para que se adaptem à temperatura.

5. Passados os 10 minutos, abra o saco e introduza um pouco da água do aquário. Feche-o novamente e deixe flutuar por mais cerca de 5 minutos. Repita esta acção mais uma vez. Alguns peixes sensíveis, como os Neon Tetra, exigem que esta acção se repita pelo menos 3 vezes.

6. E voilá....abra o saco e deixe que os peixes entrem no seu novo lar por eles mesmos.


Por fim, como principiante, deve saber que a água do seu aquário deve ser mudada com regularidade. Regra geral, para aquários pequenos e médios, convém fazer uma mudança de cerca de ¼ de água quinzenalmente. Para aquários maiores, esta mudança pode ser feita mensalmente.

Deve igualmente saber que a alimentação dos seus peixes deve ser cuidada. Não exagere. A sobre-alimentação é um dos erros mais comuns dos principiantes. Não se esqueça que a comida não consumida apodrece! Os peixes devem comer em cerca de 2/3 minutos. Mas, o mais simples é dar pequenas quantidades e observá-los comendo. Vá dando pequenas quantidades até verificar que começam a perder o interesse.


Referências:
- http://www.tropicalfishcentre.co.uk
- http://www.aquaworldnet.com
- http://www.thetropicaltank.co.uk

Imagens utilizadas:
- http://blackconti.twoday.net/topics/lustig
- http://www.aquaworldnet.com/awmag/images/22.gif
- http://www.sera.de
-
www.tutorials.com/.../07/0705/07051bg.gif

Sem comentários: