sábado, 6 de janeiro de 2007

O Habitat do Betta Splendens

Esta espécie tem origem na bacia de um dos maiores rios do mundo, o Mekong, que cruza países como a China, a Birmânia, Tailândia, Laos e Vietname. Esta região era outrora chamada Sião; daí que, em Inglês, é comum chamar-se esta espécie de Siamese Fighting Fish. O seu habitat natural, por incrível que possa parecer, são as águas rasas e calmas das plantações de arroz, com muito pouco oxigénio e pouco movimento. Este é, aliás, um dos factores que contribui mais para a facilidade que existe em domesticá-lo. O site Siamese CyberAquarium tem várias fotos deste habitat natural e diversa informação interessante sobre a espécie. Abaixo o mapa de distribuição geográfica desta espécie.

Em cativeiro, existe uma grande controvérsia sobre o tipo de aquário apropriado para manter um Betta. É muito comum em lojas (e mesmo com alguns aquaristas) vermos Bettas mantidos em frascos, ou em outros pequenos receptáculos de entre 100cl e 1L, sendo essa prática justificada por se tratarem de peixes muito resistentes e “necessitarem” de pouco oxigénio. E é verdade que são muito resistentes, mas apesar de se darem bem em águas com baixos níveis de oxigénio, isso não significa que os Betta “necessitem” de menos oxigénio que os outros peixes. O órgão respiratório que possuem (labirinto) permite-lhes respirar ar directamente da superfície. E eles precisam de algum espaço para isso.

Um bom aquário para Betta deve ter no mínimo 15L (sendo recomendado que tenha entre 20L e 40L), onde se desenvolverá muito melhor, com muito mais saúde, e porque não, mais felicidade. O que sente ao olhar para a foto abaixo? Essa é a nova moda dos vendedores de peixes: vasos "de Betta" com um Lírio da Paz (
Spathiphyllum wallisi Regel). Acha que os bichos se sentem felizes e em "casa"?

Por outro lado, para que se mantenha o Betta saudável, é necessário que a água tenha pouco movimento e seja mantida a uma temperatura estável e ligeiramente quente (entre 24º e 30º C), com um pH neutral ou ligeiramente acídico (entre 6.8 e 8.0). Este é, aliás, outro argumento importante contra a manutenção do Betta em pequenos espaços, onde é muito complicado controlar as condições da água. O movimento da água deve ser mínimo, pelo que não se aconselha a utilização de sistemas de filtragem de compressores fortes (Powerheads e Power Filters). Uma simples pedra difusora, alimentada por um pequeno compressor, e regulada ao mínimo, funciona perfeitamente. Se, pelo contrário, se optar por não utilizar qualquer sistema de filtragem, efectue uma muda de 25% da água pelo menos de 15 em 15 dias. Convém alertar para o facto de que, mesmo utilizando um sistema de filtragem, é necessária a muda de água com alguma regularidade, para remover restos de comida, fezes, etc., e evitar os desnivelamentos de amónia, nitrato e nitrito. Estas mudas devem ser sempre parciais (evite a mudança total da água) e graduais.

Apesar de serem extremamente agressivos face aos seus semelhantes (principalmente entre machos), os Betta são bons peixes comunitários, dando-se bem com grande parte das espécies comunitárias. Por vezes, a relação com Tetras, Barbs e Guppies pode não ser a melhor, por adorarem debicar nas suas longas barbatanas.

O aquário do Betta deverá ter sempre uma tampa, porque apesar de bastante lentos e “preguiçosos”, eles são excelentes saltadores. Por isso, se não quiser desesperadamente apanhar o seu Betta do chão, ponha-o num aquário com uma tampa de vidro ou plástico, desde que esta possua alguma abertura para "respirar".

Como decoração, coloque algumas plantas – de preferência vivas, uma vez que as de plástico frequentemente rasgam as suas delicadas barbatanas. Plantas flutuantes são igualmente boas para o Betta, para servirem de apoio ao ninho de bolhas que o macho irá elaborar para reprodução. Algumas das melhores plantas para um aquário de Betta são as Anubias, Java Fern (
Microsorum pteropus), Java Moss (Vesicularia dubyana), e as Vallisneria. Para além das plantas, os Betta gostam de ter à disposição alguns esconderijos. Por isso, coloque algum(ns) tronco(s), pedras e um pote de barro, por exemplo. Geralmente dão-se bem com Cascalho fino ou mesmo areia.

Por fim, evite qualquer tipo de material reflector, como espelhos, uma vez que ao verem o seu próprio reflexo, têm tendência a reagir agressivamente – pensando que têm a companhia de outro macho -, o que rapidamente irá levar a cansaço excessivo, altos níveis de stress e mesmo alguns estragos nas barbatanas.


Referências:
- http://freshaquarium.about.com
- http://animaldiversity.ummz.umich.edu
- http://www.siamsbestbettas.com
- http://www.fishkeeping.co.uk
- http://watershed3.tripod.com/bettas.html

Fotos/Imagens:
- http://watershed3.tripod.com/bettas.html
- http://www.badmanstropicalfish.com/articles/betta_vase.jpg

2 comentários:

Leandro Bennaton disse...

Muito bom seu Blog, está de parabéns.
http://aquariobr.blogspot.com/

yasmin disse...

Muito bem....

Já sabes o que me podes oferecer nos anos... uma linda jarra destas, com as plantas e o peixinho "craru".... ;-)