sábado, 23 de dezembro de 2006

Apresentando o Betta Splendens

Nomes Comuns: Betta, Fighter, Peixe-Lutador Siamês, etc.
Classe: Actinopterygii
Ordem:
Perciformes
Sub-Ordem: Anabantoidei
Família: Belontiidae
Tam. Máx.: 8cm
Tempo Méd. Vida: 2-3 anos
Reg. Tanque: Topo
Volume Mínimo: 10L
Dieta: Alimentos vivos. Aderem facilmente a flocos e congelados.
Reprodução: Ovíparo - ninho de bolhas
Tratamento: Fácil - Intermédio
pH: 6.8 - 7.4
Dureza: até 20 dGH
Temperatura: 24 - 30 C

O Betta Splendens, mais comummente chamado “Betta” ou “Fighter”, é um peixe originário da Ásia e extremamente popular entre os aquaristas, pela sua excentricidade, beleza e resistência – o que o torna num dos mais indicados para principiantes.

São igualmente conhecidos por Siamese Fighting Fish (em Inglês) ou Peixe-Lutador Siamês (em Português). Esta fama provém do facto dos Betta machos lutarem instintivamente entre sí – muitas vezes até à morte! - para defenderem o seu território. Em muitos países, devido a esta característica, os machos desta espécie são utilizados em lutas de apostas. As fêmeas, por seu turno, convivem mais pacificamente entre elas, apesar de poderem demonstrar algum instinto territorial. Contudo, no convívio com outras espécies – num tanque comunitário, por exemplo – este peixe é muito dócil. Como já referí, nós temos neste momento o nosso casal de Bettas dentro do nosso tanque comunitário, junto com todos os outros – gouramis, zebras, mollies, zebras, etc.

Apesar das suas cores poderem variar muito, as mais comuns que se encontram no mercado são o azul, o vermelho e o branco, ou combinações de azul e vermelho. Mas o que mais chama à atenção nesta espécie são as longas barbatanas que os machos têm e que podem assumir diferentes formas. As fêmeas, porém, são geralmente menos coloridas e têm barbatanas muito mais curtas.

Eles pertencem à família dos Anabantídeos, cuja particularidade é possuir um órgão respiratório chamado labirinto, que os torna capazes de absorver oxigênio da superfície para suprir as suas necessidades.

Sendo bem tratados, estes peixes podem chegar a viver até 3 anos e atingir cerca de 8 cm.
A sua origem, habitat, dieta, reprodução e outros aspectos relacionados com esta espécie serão mais aprofundadamente abordados em próximas postagens.

Descrição Física:
Como já referi, os Betta machos apresentam, em comparação com as fêmeas, barbatanas muito mais lo
ngas e coloridas, que podem variar na sua forma e no seu tamanho. De qualquer das formas, qualquer Betta contém as seguintes barbatanas: 1 (ou duas) caudal, 1 dorsal, 2 pélvicas, 1 anal e 2 peitorais. As formas de classificação dos Bettas é feita com base na forma e tamanho das barbatanas e na sua coloração. Abaixo algumas classificações comuns com base no tipo de barbatana:
  • Veil Tail (VT)Estas são as barbatanas mais comuns nos Bettas. A sua cauda é muito comprida e abre-se mais na base do que no topo.
  • Halfmoon (HM) - termo utilizado para uma barbatana caudal que, quando completamente aberta, tem uma aparência de meia-lua, como um “D” maiúsculo. A barbatana caudal em leque é de uns quase exactos 180º, e as pontas devem ser direitas. As barbatanas caudais que se abrem em mais de 180º são chamadas de Over-Halfmoon (OHM).
  • Super Delta (HMx) – termo utilizado para um Betta com uma cauda com menos de 180º e mais de 120º. As vulgares caudas Delta têm menos de 120º.
  • Crowntail e Combtail (CT) - termo usado para designar Bettas cujos raios de todas as barbatanas se extendem pelo menos 33% para lá da borda das barbatanas. Qualquer Betta que tenha as mesmas características, mas cujo valor seja inferior aos 33% é considerado um Combtail. As variantes de CTs são: double ray (dr), double double ray (ddr), e cross ray (cr).
  • Rosetail (RT) – A maior característica dos Rosetail é o excesso de ramificações nas barbatanas caudal, dorsal e anal. Em particular, a excessiva ramificação e sobreposição de raios na barbatana caudal resulta numa aparência de “rosa”, o que explica o nome.
  • Double Tail (DT) – estes Betta têm barbatanas caudais duplas. As barbatanas duplas são consideradas mutações genéticas.
  • Roudtail (RdT) – Estes Betta têm a barbatana caudal arredondada.
Assim como caracterizamos os Betta quanto à forma e tamanho das barbatanas, podemos caracterizá-los com base na sua coloração:
  • Grizzle (GZ) – são os Betta que apresentam alguma forma de padrão aleatório (pintas, manchas, etc.) de qualquer cor iridescente, sobre um corpo pastel ou opaco.
  • Multicolor (MC) – designação dada aos Betta com duas ou mais cores, que não cabem em qualquer das outras categorias padronizadas. Idealmente, as cores devem ser de alto contraste entre elas. Porém, ter apenas uma cor diferente na cabeça ou na ponta de uma cauda dorsal, por exemplo, não é suficiente para designar MC.
  • Pastel – as cores Pastel incluem o branco, o verde, e o azul, etc.
  • Butterfly (BF) – trata-se de um Betta com um padrão específico na barbatana. A chave está portanto nas barbatanas, que apresentam uma faixa de alto contraste. A faixa deve ser oval em torno do corpo do peixe.
  • Marble (MB) – assim como o BF, trata-se de um Betta com determinado padrão. Porém, a chave, neste caso, é a falta de faixas nas barbatanas, e a presença de outras cores no corpo, num efeito similar ao mármore.
Os Betta têm um corpo coberto de escamas que se sobrepõem umas às outras, protegendo-os de possíveis ferimentos, e que lhes permite a aerodinâmica necessária para nadarem suavemente e sem esforço. Estas escamas crescem da sua própria pele e são geralmente descoloridas. Na verdade, a coloração que assumem é originária de células de pigmentação localizadas na sua pele. Sobre as escamas surge ainda uma película de múcuo que lhes protege de parasitas e infecções.

A sua coloração é utilizada fundamentalmente para repelir os predadores e para atrair o parceiro.

O facto de se alimentarem principalmente de comida de superfície justifica terem a boca virada para cima.


Referências:
- http://animaldiversity.ummz.edu
- http://aquariumlore.blogspot.com
- http://pt.wikipedia.org

Sem comentários: