terça-feira, 7 de novembro de 2006

Eu, aquarista amador

Uma de minhas maiores paixões é o aquarismo. Para quem não sabe: "a técnica de se criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, geralmente em caixas de vidro, acrílico ou plástico - aquários - para fim decorativo ou de estudo..." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquarismo).

Quando miúdo, em casa de meus pais, recordo-me de um dos meus irmãos ter construido um pequeno aquário quadrado (cerca de 10 litros), e esse aquário lá esteve em casa algum tempo com uns peixitos - penso que eram guppies. Nesse processo, também aprendi a construí-los. Um dia, comprei mesmo algum vidro e construi o MEU aquário (com cerca de 35 litros). Nesse, recordo-me, coloquei um molly preto - ao qual chamei de Nguenha, apelido de Malangatana, por causa dos grandes olhos que tinha - e, claro, mais uma série de guppies que eu próprio apanhava no jardim Tunduru.

Divertia-me imenso observando os peixes, mas muito pouco percebia de aquarismo. Os peixes foram morrendo, e acabei por virar as antenas para outras atracções, mais "terrestres".
Por alguma razão, no início do ano passado, deu-me novamente a pancada dos peixes. Comentei com a minha mulher essa vontade e a recepção não foi muito boa. Até porque a nossa casa já era uma espécie de jardim zoológico, com 3 gatos, 1 cão e uma série de pássaros livres que todos os dias aparecem para debicar no tacho que lhes preparamos. Mesmo assim, um amigo meu disponibilizou-me um aquário de 35 litros que tinha fora de uso, e resolvi aceitar.

Dessa vez tive o cuidado de procurar um pouco mais de informação sobre técnicas de criação de peixes, antes de avançar numa nova aventura. Um cardume de
zebras, outro de neon tetras, um grande caracol amarelo, e, claro, guppies, foram os primeiros habitantes desse pequeno paraíso que criei e coloquei na sala de estar. Um dia, a mãe-guppie pariu e foi uma madrugada de agitação, porque a minha mulher não largava do aquário. Resultado? Em Dezembro, recebia eu como presente um grande aquário de 300 litros - o nosso pequeno oceano.

Hoje a paixão pelos aquários e pelos peixes é, talvez, maior em minha mulher do que em mim (como as mulheres funcionam, ãh???).

Actualmente, temos nesse grande aquário:

  • 2 x viúvas negras (eng.: black widow tetras; sci.: gymnocorymbus ternetzi)
  • 2 x pinguins (eng.: penguin tetra; sci.: thayeria boehlkei)
  • 2 x gourami pérola (eng.: pearl gourami; sci.: trichogaster leerii)
  • 1 x gourami azul (eng.: blue gourami; sci.: trichogaster trichopterus)
  • 3 x harlequins (eng.: harlequin rasbora; sci.: trigonostigma heteromorpha)
  • 1 x cory bronze albino (eng.: albino bronze cory; sci.: corydoras aeneus)
  • 1 x pleco comum (eng.: common pleco; sci.: hypostomus plecostomus)
  • 1 x molli veleiro (eng.: sailfin molli; sci.: poecilia latipinna)
  • 2 x mollies,
  • 4 x guppies reais (eng.: guppie; sci.: poecilia reticulata)
  • 3 x gold phantom tetras (sci.: hyphessobrycon roseus),
  • 3 x tanictis (eng.: white cloud mountain minnow; sci.: tanichthys albonubes)
  • 1 x comedor de algas chinês dourado (eng.: gold chinese algae eater; sci.: gyrinocheilus aymonieri)
  • 1 x betta fêmea azul (eng.: siamese fighting fish; sci.: betta splendens)

Para além destes, e enquanto resolvo o problema com um dos aquários mais pequenos, o nosso betta macho azul está também no tanque principal junto com todos os outros (e dá-se muito bem com a fêmea!!!). Isto porque o seu lar habitual está ocupado pelos seus próprios filhotes (17 ao todo!!). Mas isso é uma história para contar noutra altura. Por enquanto, aí vai uma foto de um betta macho azul igual ao nosso:

Ainda, no mesmo aquário, dentro de uma maternidade, estão os 8 primeiros filhotes de nossa guppy real azul. Isto cá por casa é só parir!!! Mas, em relação a estes, estou muito curioso para saber se crescerão reais como os pais ou se serão vulgares. Encontra-se muito pouca informação na net sobre isto.

Enfim, as histórias são muitas. Por isso, como primeiro post, fica apenas a nossa apresentação, esperando que este blog sirva de inspiração para que surjam novos aquaristas, para que possamos trocar experiências em português, enfim...que seja aquilo que for, desde que seja sobre peixes, aquários e tudo o que se relacione.

Aqui publicarei descrições detalhadas sobre algumas espécies de peixes tropicais de água doce, relatos de experiências minhas, informação sobre cuidados a ter com os peixes e com os aquários, sobre reprodução, plantas, etc.

Abraços e até já.

2 comentários:

Unknown disse...

Achei sua estoria muito engraçada,ate chamei meu filho para ler.pois aqui em em casa aconteceu iguauzinho comigo e ele.Ha coisas de uns oito meses atras ele começou cons uns peixinhos en um aquario de 3 litros,ate o dia que vi uma espada ter os filhotes.Ai eu tomei conta e fui so aumentando a coia.Hoje ja to estou partindo p/criaçao.

Unknown disse...

Quanto aos filhote de guppies, tambem os tenho.Coisa de uns 250 que ja estão em duas banheiras antiggas no sitio de minha mãe perto de onde moro.mas me ensinaram que assim que der para distingui o macho da femea temos que separa-los p\que possamos apurar a raça.Caso contrario vira barrigudinho.Boa sorte.